sábado, 22 de novembro de 2008

As Dez Leis dos Limites

1. A lei do semear e ceifar. Ceifaremos o que semearmos.
2. A lei da responsabilidade. Você é responsável por si mesmo e eu sou responsável por mim.
3. A lei do poder. Posso influenciar os outros, mas não posso mudá-los. Só posso mudar a mim mesmo.
4. A lei do respeito. Na medida em que respeito os limites dos outros e aprecio a sua liberdade, posso esperar que eles também me respeitem.
5. A lei da motivação. Agir pelo amor, gratidão e afeto, não pelo medo, obrigação, culpa ou pela necessiade de agradar aos outros.
6. A lei da avaliação. Antes de impor um limite, avaliar as consequencias e, se for o caso, aceitar a dor resultante das escolhas.
7. A lei da proatividade. Exercer direitos, não exigir direitos. Amar ao invés de reagir.
8. A lei da inveja. A inveja visa nos outros o que está além de meus limites. Esse tempo e essa energia deveriam ser usadas para assumir a responsabilidade por minha carência e para fazer algo a respeito.
9. A lei da atividade. Tomar iniciativa e avançar! Deus não aceita a passividade.
10. A lei da exposição. Nossos limites precisam estar visíveis e devem ser comunicados àqueles com quem nos relacionamos.
Fonte: Livro Limites

Nenhum comentário: